contribua com nossas ações

sexta-feira, 8 de março de 2013

eu tinha algo diferente, era um Yaô....


Hoje faz 17 anos que eu, na época, um menino magro do cabeção , nasci de novo, Esú me amparou em seus braços e me deu nova vida. Não foi fácil para um adolescente enfrentar uma sociedade preconceituosa e racista mas, a partir daquele momento pouco me importou o que pensavam as pessoas que me rodeavam, eu tinha algo diferente, era um Yaô. Durante todos esses anos que se sucederam em minha vida, o orisá me ensinou muitas coisas, sobre mim mesmo e sobre aqueles que me rodeavam, aprendi que o aprender é eterno... No momento que escrevo esse texto recebi algumas ligações, lembrando deste dia de alguns daqueles que me dão a honra de poder dividir com eles o pouco que aprendi, esse é um presente que não tem preço, to emocionado.... 
O orisá não é meu, ele é de todos aqueles que nasceram com um caminho do asé, nunca escondo o segredo aos meus filhos. Orgulho-me muito, pq em todos esses anos em nenhum momento me faltou a fé, sempre acreditei no que tenho, tudo que fiz e faço foi por amor, nunca ganhei um real no candomblé, mas ganhei corações, marquei a vida de alguns e aprendi com eles e me sinto realizado. Candomblé é a minha religião, batalho aqui fora, me formei, fiz especialização e curso e mestrado, encontrei um meio de mesmo lá fora entender a dinâmica de nossa história, e deixarei minha contribuição no asé não só como o sacerdote que sou, mas também como intelectual e militante da população afro no brasil! Gostaria de agradecer a todos os que de forma direta ou indireta me acompanham esses anos, os que doaram um tempo de suas vidas ao axé, lavaram , varreram , pegaram folhas, seguraram ebós, ou os que simplesmente vieram as festas e cantar e bater palmas. Quero agradecer a minha família carnal, a Gilmar, a minha yalorisa mãe Lourdes, meus amigos, e principalmente aos meus filhos, que são a razão de minha casa existir.
Te amo Esú, e sempre vou te amar.....

2 comentários:

  1. Uma data muito importante, sem duvida, tambem quero parabenizá-lo pelo aniversario de santo, foram muitas as experiencias e mudanças, mas Exú é e sempre sera um só, o mesmo do principio e quando o fim chegar, ele estará lá, imutável. Os filhos passam, sacerdotes passam, escolhas são feitas ( certas ou erradas ) mas ele sempre sera o mesmo. Laroiê Baba Tiriri., parabens Richelmy.
    Ps: honre e nunca esqueça do seu principio, pois no fim "Ele" estará lá.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo!Parabéns por essa pessoa maravilhosa que és.Sou feliz por ser seu amigo!
    Um grande abraço bem forte.
    Sua benção Babá?!

    ResponderExcluir